Vamo ver quem vai estar nessa semana no Espaço Cultural Victorio Faccin???
Raquel Guerra e Natália Dolwitsch
Poema Ema
As convidadas da vez são Raquel Guerra, do grupo Ateliê do Comediante e Natália Dolwitsch, do grupo Umbigo de Bruxa - virações artísticas.
As duas juntaram a paixão que tinham pelas artes circenses para criar o espetáculo Poema Ema, que estará no próximo sábado, participando da programação do EM CARTAZ 2017. Além do Poema, elas recentemente dividem o palco com o espetáculo Varieté, que estreou neste ano. Que tal conhecê-las melhor?
1) Qual é a sua profissão atual?
Raquel - Minha atual profissão é ser professora e pesquisadora de teatro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Natália - Sou atriz, bambolista e artista circense.
Natália - Sou atriz, bambolista e artista circense.
2) Quando você começou a entrar em contato com as artes cênicas?
Raquel - Entrei em contato com as artes cênicas na escola, na década de 1990 com a diretora e professora de teatro Desdemona Machado, importante figura do teatro de Passo Fundo. Na época, tinha uns 12 anos e comecei com oficinas de teatro no Sesc Passo Fundo. Depois vim para Santa Maria cursar Artes Cênicas na UFSM, onde me formei e depois trabalhei em Santa Catarina, desenvolvendo projetos culturais. Fiz mestrado e doutorado na UDESC e depois retornei para Santa Maria, desde 2012.
Natália - Meu contato com as artes cênicas chegou através da dança, quando eu tinha 04 anos. Fiz balé desde essa idade e depois fui migrando para outras danças até chegar ao teatro e ao circo. As artes sempre fizeram parte do meu cotidiano desde criança.
Natália - Meu contato com as artes cênicas chegou através da dança, quando eu tinha 04 anos. Fiz balé desde essa idade e depois fui migrando para outras danças até chegar ao teatro e ao circo. As artes sempre fizeram parte do meu cotidiano desde criança.
3) Como o Poema Ema foi criado?
Natália - O Poema Ema foi criado através de a parceria minha de Raquel. Ambas tinham vontade de explorar uma prática teatral que envolvesse as diversas modalidades artísticas que nos interessamos como o circo, a poesia, a contação de história... Queríamos também que fosse um espetáculo infantil por que nós duas gostamos de pensar no que a criança gosta de assistir e o que é produzido pra crianças hoje em dia. E através dessa vontade a gente começou a experimentar algumas idéias até que a Ema surgiu e gente começou a procurar ela. Não sabemos ainda quem é a Ema mas é ela que nos move a continuar.
Raquel - O Poema Ema foi criado no ano passado (2016), no começo do ano. Eu e Natália nos reunimos e começamos a pesquisar um repertório de literatura infantil, histórias antigas e a gente somou isso a um trabalho que a gente vinha pesquisando aqui dentro da Universidade (UFSM), em 2015, que era relacionado à técnicas circenses. No meio desse processo, a gente queria dar conta de muitas coisas e (risos) não dava conta delas, óbvio, e aí a gente convidou a Cândice (Lorenzoni - atriz, professora da UFSM) e o Guilherme (Mello - ator) que fazem a parte criação musical do espetáculo, e também assumem a atuação, junto com a gente, na condução da narrativa. Aos pouquinhos fomos juntando mais gente, projetos, que são aqui da Universidade e outros projetos que são independentes, que a gente tem fora da Universidade. O Poema Ema traz esses dois universos, de pesquisa e criação, que é do âmbito do grupo, com as pessoas que a gente faz parceria e a Universidade com os projetos de pesquisa e extensão que a gente faz aqui.
![]() |
| Foto: Guilherme Senna |
4) O que você acha do panorama cultural de Santa Maria?
Natália - Santa Maria oferece um cenário cultural misto. Encontramos diversos grupos espalhados pela cidade oferecendo diversas atrações culturais das mais diversas formas. O teatro, a dança, a música, o circo... E embora estejamos todos espalhados existe uma união forte que a própria cidade condiciona. O lugar da arte e principalmente do artista significa também o lugar da resistência. Assim como diversos projetos culturais surgem na cidade logo desaparecem por uma cerca decadência no incentivo maior, porém, felizmente existem os que permanecem vivos e continuam se fortalecendo.
![]() |
| Foto: Guilherme Senna |
Bacana, né não?! Muito obrigada gurias, pela atenção e disponibilidade!
Poema Ema
Sinopse
Poema Ema
Sinopse
Poema Ema conta a história de duas amigas que vivem grandes aventuras ao procurar por uma desconhecida e misteriosa Ema. Esse incógnito ser que ninguém vê, mas muito dele se fala, deixa pistas e charadas de seu paradeiro escondidas em poemas, acrobacias e brincadeiras. É um espetáculo que mescla teatro, circo e literatura infantil.
Ficha técnica
Elenco
Natália Dolwitsch
Raquel Guerra
Cândice Lorenzoni
Guilherme Mello
Produção executiva e montagem
Gelton Quadros
Laédio José Martins
Juliana Gedoz Tieppo
Comunicação
Andreas L. Ross
Fotografia
Fernanda Abegg e Guilherme Senna
Audiovisual
Mariana Magalhães e Breno Surreaux Fixman
Produção
Ateliê Do Comediante
Umbigo de Bruxa - virações artísticas
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
Tire a tarde do sábado para vir curtir o Poema Ema. Anote aí e venha!
Poema Ema no Em Cartaz 2017
21 de outubro de 2017 - 16h
Espaço Cultural Victorio Faccin
Rua Duque de Caxias, 380
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes e idosos)
Classificação: Livre
Confirme a sua presença aqui!




Nenhum comentário:
Postar um comentário