Teatro Por Que Não?: Feliz Dia Mundial do Teatro!

terça-feira, março 27, 2018

Feliz Dia Mundial do Teatro!

Isso mesmo seus lindos!

Hoje, dia 27 de março, comemora-se o Dia Mundial do Teatro. Aqui no Brasil, nesse dia também é celebrado o Dia do Circo

Momentos nostálgicos e de muito teatro - saudoso, MOSAICO!

Nesse dia, em muitos lugares nos mundo, são oferecidos espetáculos teatrais gratuitos justamente para celebrar uma das artes mais antigas do planeta. 

Tá, Aline, mas por que se celebra no dia 27 de março?

Tá, lindos, vamos específicar. Ele foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional de Teatro (organização não-governamental criada pela UNESCO em 1948, voltada para a comunidade do teatro intenacional), em Paris. 

Mas a escolha de ser em março não foi aleatória. No Hemisfério Norte, o período de março cai justamente na virada das estações de inverno e primavera. Na Grécia, justamente o Berço do Teatro Ocidental, celebravam (e muito!) a chegada das estações, tendo uma comemoração dedicada a cada uma.

Na primavera, celebra-se o renascimento da flora e a reprodução fauna, sendo um momento de muita alegria e festa. Numa dessas festas encontramos As Grandes Dionisíacas

Dionisícas vem do nome Dionísio, Deus do vinho e do... Teatro! 

Estátua da representação de Dionísio, no Museu Du Louvre

Então, eram as festas dedicadas ao Deus Dionísio. Duravam mais ou menos 1 semana, onde eram compostas por sacrifícios à Dionísio, uma procissão e concursos teatrais - de ditirambos, comédias e tragédias. 

Com a invasão do Império Romano, Dionísio ficou conhecido como Baco e as Dionísicas viraram  o Bacanal. Sim, essa palavra chegou até nós... Maaas, agora você já sabe a origem dela. 


Como a pintura clássica e a fotografia chegaram muito depois, essa é uma ideia do que eram as Dionisíacas - olha Dionísio ali no fundo sendo carregado... esse é bom de garrafa!

Espero que tenha gostado de saber um pouquinho sobre teatro e se você quiser saber mais um pouco, deixe a sua pergunta aqui nos comentários! 😉😉😉

Até a próxima!

Manda a ver, Dionísio! EVOÉ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário