Teatro Por Que Não?: Amores por Santa Maria

quinta-feira, setembro 13, 2018

Amores por Santa Maria

Se vocês, queridas e queridos leitores do nosso blog, acompanham nossas redes sociais, já sabem que o projeto Amores por Santa Maria, tem acontecido com frequência nas últimas semanas. Pra quem não sabe, não tem problema nenhum, a gente conta tudo!


Amores aos Montes no Largo da Locomotiva, no dia 08/09. Foto: Larissa da Rosa.

Esse projeto é aprovado e financiado pela Lei de Incentivo a Cultura de Santa Maria e prevê 9 apresentações em praças, ruas, eventos abertos e escolas da cidade. Tudo isso no decorrer do ano de 2018. Bacana, né? Até agora já foram 3 escolas que receberam nosso espetáculo nesse ano, além de outros 2 lugares da cidade, a Concha Acústica e o Largo da Locomotiva.


Amores aos Montes na Concha Acústica de Santa Maria - RS, no dia 10/06. Foto: Dartanhan Baldez Figueiredo.

No último sábado, por exemplo, a junção foi grande e o Largo da Locomotiva ficou cheio de gente pra nos assistir, pra interagir conosco, interagir entre si e com o próprio lugar. O mais bonito disso tudo é ver que, junto aos artistas, as pessoas também ocupam, fazem cultura e convivem nesse e em muitos outros espaços, que são de todos nós. E que estão ali para servir a fins como esse, artístico-culturais e sociais.



Nas escolas a movimentação também se torna muito interessante. Para os alunos - crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos - o teatro dentro do ambiente escolar é uma acontecimento único, um evento extra-cotidiano. É muito interessante vê-los reagir, cada qual à sua maneira, com o que acontece no espetáculo e com os questionamentos que são postos no momento presente. Como as crianças não são tolidas por conveções sociais como nós, adultos, as respostas são as mais sinceras e cheias de espontaneidade, nos mostrando que o caminho é esse mesmo: teatro dentro da escola para formar indivíduos com cada vez mais senso crítico e sensíveis às manifestações artísticas.

Amores aos Montes na EMEF Vicente Farencena, no dia 31/08.

Como o projeto segue acontecendo, nessa semana temos mais duas oportunidades de estar junto às pessoas para mais duas sessões de Amores aos Montes. Na próxima sexta, 14/09, o espetáculo vai para a EMEF Aracy Barreto Sacchis em uma sessão fechada para os alunos.

Amores aos Montes no Largo da Locomotiva, no dia 08/09. Foto: Walesca Timmen. 

Mas se você quer participar desse projeto também e amar de montão com a gente, temos uma apresentação aberta no próximo domingo, no Brique da Vila Belga, tradicional feira que movimenta a economia informal da nossa cidade. Pra quem quiser nos ver e estar conosco, estaremos no palco 1, às 16h. A classificação é livre, portanto pode vir com a família toda. Todos e todas são bem vindos(as)!

Fica o convite! Esperamos vocês por lá! :) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário